Saúde na Escola.

Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula III: Introdução: Saúde na Escola.
Professor: Li Li Min.

Neste tema percebemos que a questão da saúde na escola é muito importante, pois no convívio com outras pessoas, se faz a saúde do corpo, a saúde mental e a emocional. Observa-se problemas que já na infância começam a se manisfestar, como a obesidade, a anorexia, a bulimia etc.
Problemas com a saúde escolar se manisfestam na forma de disturbios de aprendizagem, como o TDH, o autismo, as crianças que carregam em suas histórias uma grande defasagem em concentração e interesse aos estudos.
Grandes problemas com o convívio social, o bullying, virou moda nas escolas, sendo necessário que esclarecimentos fossem feitos aos pais e aos alunos, para que não houvesse enganos e perseguições.
A escola, sendo o primeiro local de maior convívio social do ser humano depois da família, sente-se responsável em orientar e esclarecer a comunidade escolar nas questões de saúde pública e políticas de melhorias na saúde, principalmente nos municípios.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula IV: Saúde do professor.
Professor: Paula Fernandes.

Infelizmente a profisão de professor hoje requer grande esforço dos profissionais, tanto na esfera da saúde corporal quanto da sáude emocional e mental.
O dia a dia de sala de sala, exige grande esforço da voz, controle das emoções e ações. O professor é um líder dentro da sala e no comando da turma precisa estar em equilíbrio para dividir tarefas, orientar, observar, avaliar e realizar suas ações de forma coerente e humana.
Vemos que em diversas situações, que a escola não consegue oferecer aos seus professores materiais adequados para o seu trabalho. Não mantém um ambiente de democracia, o que muitas vezes acarreta em grandes quados de stress e depressão neste profissionais.
Os alunos, vindos cada um de uma realidade diferente uns dos outros produzem também um ambiente tenso, barulhento e com picos de agressividade verbal e até corporal
Administrar tudo isso em um ambiente de trabalho, onde também o salário muitas vezes não satisfaz o trabalhador, é um desafio.
Governos buscam a melhoria das condições de trabalho dos professores, juntamente com a comunidade os professores buscam a melhoria nas condições das escolas e dos programas de ensino.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula VII: Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares.
Professor:Lília de Souza Li.

Como os fatores ambientais podem influenciar no potencial génético do crescimento. Com o entendimento dos fatores na fases distintas podemos analisar e identificar a criança em risco.
Observa-se a criança em três fases>
a primeira infância: de 1 a 3 anos, principal característica é uma nutrição adequada.
segunda infancia:de 4 a 8 anos, principal característica são hormônios do crescimento e tireoidiano.
terceira infância ( puberdade): de 9 a 17 anos, diferença entre os sexos são acentuadas.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula VIII: Disturbios alimentares – anorexia, bulemia e obesidade.
Professor: Paula Fernandes.

Os disturbios alimentares ocorrem por uma série de fatores biológicos, psicológicos, familiares e socioculturais.A influência do culto ao corpo, a magreza, a beleza trazem alterações significativas no comportamento alimentar.
A dieta é fundamental para o desenvolvimento, crescimento e realização de atividades dos adolescentes, mas para que tudo isso funcione bem é preciso estabelecer um equilíbrio na alimentação.
A pirâmide alimentar nos mostra:
* necessidade hídrica de 8 copos, ou 2 litros de água por dia.
* em ordem decrescente: carboídratos, vegetais e frutas, carnes, peixes e drivados lácteos, gordura, açúcar e sal.
Os transtornos alimentares também são citados, e aparecem na forma de:
* anorexia nervosa, quando a pessoa tem medo de ganhar peso e até mesmo de ficar com o peso normal indicado pelo IMC, 20% dos casos de anorexia evoluem para o óbito.
* bulimia nervosa, bulimia significa fome de boi, são pessoas que comem quantidades exageradas de alimentos e depois para não ganharem peso provocam vômitos, ou tomam laxantes, ou até mesmo fazem exercícios físicos exagerados.
* TA transtornos alimentares não especificados
* obesidade, pessoas muito acima do peso, com hábitos sedentários, transtornos alimentares, exagero da quantidade de alimento, comem várias vezes ao dia, ou possuem distúrbios emocionais.
Pais obesos tem 80% de chance de gerarem filhos obesos.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula XI: Transtorno de défcit de atenção e hiperatividade.
Professor: Paula Fernandes.

O TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, éum transtorno neurobiológico sem causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Pode ser chamado também de:
DDA – distúrbio do déficit de atenção.
Em inglês pode ter as siglas: ADD, ADHD ou de AD/HD.
O tratamento de TDH envolve a escola, a família e intervenções médicas e psicoterapeuticas. Como suas causas são multifatoriais cada criança apresenta um problema e recebe um tratamento específico.
O importante é não rotular a criança como “preguiçoso”, sempre elevar sua auto estima e ajudar nas tarefas mais complicadas.
A concentração e a capacidade de esperar devem ser trabalhadas tanto em casa como na escola.
Estabelecer um calendário das rotinas ajuda muito a diminuir a ansiedade dessas crianças.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula XII: Retardo mental e autismo.
Professor: Paula Fernandes.

Pessoas com retardo mental são pessoas consideradas com nível intelectual abaixo da média, esse déficit se inicia antes dos 18 anos. As consequencias desse disturbios são vistas no funcionamneto diário da pessos, em atividades acadêmicas,na comunicação, na interação social, habilidades motoras e cuidados pessoais.
A prevalencia desse problema atinge de 1% a 2% das pessoas na população geral. São avaliados em retardo leve, médio e grave.
A identificação deve ser precosse, pois o diagnóstico rápido possibilita tratamento e um entendimento melhor de familiares e escola.
Deve na escola estimular o máximo possível, treinar habilidades sociais e estímulos favoráveis.
Crianças com autismo apresentam prejuízos na interação social, atraso na aquisição da linguagem e comportamentos esterotipados e repetitvos.
A incidência é de 2 a 5 casos por 10 mil crianças. É mais comum em meninos e vai desde traços apenas até um autismo mais grave.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula XV: Sexualidade na Escola.
Professor: Li Li Min e Marizi Braz.

Este tema precisa ser trabalhado na escola pois o Brasil apresenta elevadas taxas de gravidez na adolescência e destas adolescentes, 19.4% praticam abortos. Nos dois casos a região norte do país apresenta os maiores números, a região sudeste apresenta o menor número de gravidez na adolescência e na região sul o menor número de casos de abortos.
A adolescência nos revela três tipos de luto:
o luto pela perda do corpo infantil;
o luto pela perda dos pais da infância;
e o luto pela perda da identidade e pelo papel sócio familiar infantil.
A escola deve discutir a sexualidade na escola pois assim ajudará na passagem da infância para a idade adulta com informações corretas, esclarecimentos de dúvidas e de maneira saudável e afetiva discurtir as relações entre os gêneros.

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Módulo II:Saúde na Escola.
Vídeo Aula XVI: Sexualidade e prevenção de risco.
Professor:Li Li Min, Lília de Souza e Marizi Braz.

Sexualidade e afetividade devem caminhar juntos e são fundamentais para uma vida sexual saudável no pontos de vista emocional e corporal.
Os adolescentes precisam descobrir em si próprios o poder de escolha, o sentido da palavra não ao parceiro, as responsabilidades geradas por escolhas bem ou mal analizadas.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula XIX: Violência nas escolas.
Professor: Li Li Min.

Na adolescência acontecem mudanças em várias áreas da vida do ser humano, mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, e neste período vai se definir um padrão de comportamento.
É um período de grande vulnerabilidade e risco. Na adolescência apontamos três problemas psicológicos e comportamentais:
* problema de internalização, pertubações emocionais e cognitivas como depressão e ansiedade.
* problemas de externalição, problemas comportamentais ou de atuação, comportamento delinquente.
* abuso de substâncias.
O transtorno de conduta é padronizado por um comportamento anti social repetitivo e persistente em crianças e adolescentes.É a desobediência, a birra, brigas, destrudibilidade, mentiras e roubo.
Condutas violêntas podem resultar em condutas criminais ou anti sociais.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula XX: Bullying
Professor: Vídeo sobre o tema.

Bully – termo em inglês que quer dizer tirano, valente.
É uma prática de violência física ou psicológica cujo objetivo é humilhar, ofender e acuar pessoas. Geralmente praticado por uma pessoas ou um grupo que escolhe um outro indivíduo e nele se concentram todas as provocações.
Esse tipo de ação causa em sua vítima, depressões,angústia, isolamento, baixíssima estima e medo.
Nos tempos modernos verificamos também o bullying virtual, aquele que é realizado através das redes sociais.
Pessoas que causam esse tipo de problema possuem perfil:
de baixa estima.
dificuldades para se socializar.
ausência de culpa.
rendimento escolar baixo.
espírito de liderança.
mentiras frequentes.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula XXIII: Uso de substâncias psicoativas.
Professor: Li Li Min.

Substâncias consideradas ilícitas:cocaína, heroína, maconha, craque.
Substâncias consideradas lícitas: álcool, cigarros, alguns medicamentos que se forem usados de forma abusiva serão também prejudiciais ao organismo.
Drogas agem no sistema nervoso central, produzem alterações de percepçãp de sentimentos,de sensações persebidas como prazerosas e por isso são tão procuradas e buscadas.
O uso tem aumentado consideravelmente, e é entre os adolescentes que ela aparece mais. Nessa idade de descobertas e desafios, muitos experimentam pela primeira vez e nunca mais conseguem deixar de fazer o consumo.
A escola deve participar deste tema, informando e orientando, claro em parceria com a família esclarecer o maior número de dúvidas possível e mostrar aos adolescentes as reais consequencias do uso destas substâncias.
Verifica-se que quanto maior o número de informções que o indivíduo possui sobre o tema, mair é seu poder de decisão no momento em que se encontra com drogas, usuários e o desafio de usar ou não.

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Módulo II: Saúde na Escola.
Vídeo Aula XXIV: Mídia e comportamento.
Professor: Lília de souza Freire Li e Li Li Min.

Tempo gasto por crianças e adolescentes na frente das televisões:6h e 30 min em média por dia. Neste hábito, crianças e adoslescentes desenvolvem o sedentarismo, presenciam violência e sexualidade, e acabam aprendendo por imitação.
É impportante salientar que muitos programas não são adequados a idade das crianças que o assistem. Assim o entendimento equivocado trás a esses espectadores uma angústia e ansiedade, pois presenciam cenas que não fazem muitas vezes parte de sua realidade.
Crianças menores de 8 anos não diferenciam fantasia e realidade e são mais vulneráveis.
Finalizando, enfatizo a necessidade do professor educar sobre mídia.
Ainda está em estudo como fazer isso, mas a necessidade cresce a medida que mais e mais crianças e adolescentes adquirem acesso a esse mundo tão atrativo de tv, games e internet.

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