Educação Comunitária

Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula I: A escola e as relações com a comunidade.
Professor: Ulisses Araújo.

A escola necessita considersar a comunidade como parte do seu projeto político pedagógico. Envolvê-la em suas ações e fazer de seua alunos protagonistas no processo de ensino faz com que todos que participem deste processo valorizem a escola e passem a cuidar e também colaborar para que a escola e a conunidade sejam entidades que juntas formarão cidadãos melhores para a conunidade.

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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo aula II: Fórum escolar de ética e de cidadânia.
Professor: Ulisses Araújo.

O fórum é um articulador das comunidades escolar e não escolar. Ele propoõe que aconteçam discussões e que nelas sejam promovidas ações que possam incentivar a ética, a cidadânia, a democracia, inclusão social e os direitos humanos.
Sua estrutura deverá ser a mais aberta possível, podendo participar dele: funcionários, estudantes, pais, professores, líderes comunitários e os gestores da escola.
Deverá estabelecer metas que possam ser cumprida por todos, observar seu desenvolvimento e cumprimento e avaliar.

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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula V: Protagonismo juvenil e participação escolar.
Professor:Ulisses Araújo.

É de grande importancia que o aluno exerça durante o processo de aprendizagem um papel em que ele possa ser útil e ativo a comunidade. A educação deve proporcionar acesso aos bens culturais da modernidade e assim formar um aluno mais político, com consciência crítica capaz de participar da vida social de maneira mais dinâmica e autônoma.

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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula VI: Educação comunitária e questões do gênero na escola.
Professor: Valéria Morin Arantes.

O objetivo desta aula foi apresentar um trabalho de investigação e intervenção em projetos que dessem prioridade a ações que se apoiassem em ética, e direitos humanos entre homens e mulheres e onde houvesse conflito de gêneros.
Intervenção no cotidiano da escola, onde de maneira e com conteúdo educativo pudessem ser analisados desentendimentos entre os gêneros, brigas e violência entre casais. Promover a compreensão em situações de conflito e fazer a busca de dados para avaliação de situações.
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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula IX: Educação comunitária e direitos humanos.
Professor: Ana Maria Klein

Paulo Freire é um dos criadores desse pensamento em que escola e comunidade devem ter uma relação de troca e apoio na formação dos alunos.Ela é inicialmente associada a uma educação não formal, mas com o tempo se integra a processos coleticos de educação.
Palavras Chave: Cidades educadoras
Aprender na cidade
Aprender a cidade
Aprender da cidade
Direitos humanos.

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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula X: Democracia e educação em direitos humanos.
Professor:Ana Maria Klein.

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Módulo II: Educação Comunitária:
Vídeo Aula XIII: Educação geográfica, estudo da cidade e uso da cartografia.
Professor:Sônia Castelar.

A cidade como projeto educativo.
Estudar a cidade e transformá-la em projeto de conhecimento é uma maneira de relacionar os anlunos com o lugar onde eles vivem. A escola de um bairro pode ser associada a escola de outro bairro, o conhecimento da realidade social, cultural e econômica do lugar desenvolveria o desejo de resolver os problemas da comunidade e assim salientar o conhecimento dessa comunidade.
São três os aspectos que poderiam ser levados em consideração para o desenvolvimento desse estudo. Uma temática com :
o aspecto morfológico- descrição das edificações no bairro, rede de circulação, redes sociais,mapeamento da desigualdade social.
o aspecto histórico- verificação da biografia e relatos da vida da cidade e de seus moradores.
aspecto ambiente- análise dos aspectos ambientais, impactos no meio ambiente causado pelas construções.

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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula XIV: A cartografia e a representação dos lugares.
Professor: Sônia Castelar.

Na leitura de um texto aprendemos e desenvolvemos a criticidade, desvendamos ideológicamente as suas intenções e opções teórico-metodológicas.
Na leitura de uma mapa não acontece assim, copiamos ou produzimos sob um conjunto rigoroso de técnicasnão fazemos a leitura crítica. A criticidade aparece quando interpretamos e buscamos o entendimento de um local ou de uma época.É possível ler uma cidade através de um mapa.

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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula XVII: Transformações sociais, currículo e cultura.
Professor: Marcos Neira.

Procurar uma inter-relação entre transformação social, a cultura e o curículo. Os principais ítens que colaboram para que essa inter-relação são:
a globalização:neste ítem observamos comportamentos como o self service, o acompanhamento do outro em qualquer local do mundo ao vivo, ou em qualquer outro lugar.
contexto democrático: observar que hoje temos dentro da escola um público que não existia a tempos atrás.
sociedade multicultural: a sala de aula e a família são territórios absolutamente culturais.
função social da escola: garantir que as crianças circulem em público, tenham experiências qualitativas no meio social e incluir em seu currículo outros meios para a aprendizagem.

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Módulo II: Educação Cominitária>
Vídeo Aula XVIII: A valorização da cultura corporal da comunidade no currículo escolar.
Professor:Marcos Neira.

Concepção de cultura para os estudos culturais.
Cultura corporal como um conjunto de conhecimentos que envolvem brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e esportes.. Todos os grupos culturais também possuem uma parte da cultura que se referem as práticas corporais e atribuem significados específicos a essas práticas corporais.
O gesto é um movimento com significado.
O movimento dentro do esporte, da dança e da ginástica tem a intenção de comunicar.
O gesto e o movimento são considerados manifestações diferentes.
O gesto comunica, tem intenção informação.

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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula XXI: Lazer cultura e elementos comunitários.
Professor:Ricardo Uvinha.

O lazer tem uma dimensão subjetiva e uma esfera social significativa, possui definições diversas.
Segundo Jofre Dumazedier, o lazer é o momento que o cidadão se entrga a livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se. Recrear-se ou entreter-se.
Descanso, divertimento e desenvolvimento.
Segundo Jofre são conteúdos culturais do lazer:
artísitco, intelectual, manual, social, físico e turístico.

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Módulo II: Educação Comunitária.
Vídeo Aula XXII: Lazer, juventude e esportes.
Professor:Ricardo Uvinha

Uma pesquisa constata que tanto na China como no Brasil adolescentes preferem usar seu tempo livre para assistir TV.Vemos que a mídia se aproveita desse espaço na TV, tanto para divulgar os esportes como seus praticantes.
A classificação dos esportes pode ser definida como:
aéreo
aquático
terrestre
E ainda nas características da aventura temos:
perigo e risco,
desafio
novidade
exploração e descoberta
atenção e concentração
estímulo e entusiasmo.

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